Como organizar a sua empresa para um crescimento estruturado

A maioria dos empreendedores, após realizar o sonho de abrir o próprio negócio, tem como objetivo fazer a empresa crescer e se desenvolver de maneira sustentável, certo? Porém, esta não é uma missão fácil. Ela exige comprometimento e muita organização. Por isso, para ter um crescimento estruturado, é necessário pensar em algumas questões e prever ações a fim de que os anseios não virem um tremendo pesadelo. Com o objetivo de ajudar você nessa tarefa, elencamos algumas providências que devem ser tomadas para garantir uma evolução saudável do seu empreendimento. Confira:

1 - Contrate um bom contador

Ter um bom profissional contábil ao seu lado é essencial para preparar o negócio para o crescimento. Isso porque ele o ajudará a manter os impostos em dia, garantindo que você não tenha problemas com o Fisco, além, é claro, de auxiliar no cumprimento das obrigações trabalhistas. O contador ainda pode contribuir para o planejamento estratégico da sua empresa, identificando possibilidades tanto de redução de custos quanto de novas oportunidades que podem surgir no mercado.

2 - Projete metas para cada um dos colaboradores

Tão importante quanto definir objetivos para a sua empresa é traçar metas para cada um dos colaboradores. Assim, eles ficam alinhados com os seus objetivos e podem acompanhar o crescimento do negócio sem comprometer os resultados. É essencial destacarmos que as metas devem ser renovadas a cada fechamento de ciclo, deixando-as sempre ajustadas às mudanças que vão acontecendo. Junto a isso, é importante dar um retorno sobre o desempenho do funcionário para que ele se sinta cada vez mais motivado e engajado.

3 - Prepare as pessoas para a gestão

De uma hora para outra a demanda do seu negócio pode crescer e, consequentemente, colocar a sua empresa em outro patamar. Nesse sentido, é fundamental que os seus colaboradores estejam aptos a essa mudança e também preparados para se tornarem líderes, uma vez que, possivelmente, haverá um aumento significativo no quadro de funcionários. Por isso, invista em cursos e treinamentos voltados para gestão, assim, eles poderão se desenvolver e estarão prontos para qualquer desafio que surgir sem prejudicar o crescimento do seu empreendimento por falta de habilidade ou organização.

4 - Planeje as melhorias na estrutura e nos processos

Quando se visa o crescimento é necessário estar preparado para todos os momentos. Logo, ter em mãos um planejamento que sustente as possíveis mudanças é essencial para que nada saia do controle e o seu negócio se desenvolva de modo estruturado. Dito isso, é muito importante pensar em alguns pontos, como:

  • Estrutura de cada área: como está a estrutura de sua empresa hoje? Ela será escalável para o crescimento planejado? Essas são as principais perguntas que você deve se fazer em relação à estrutura do seu negócio para saber se ele está apto para comportar o crescimento esperado ou se é necessário pensar em novas alternativas, como um novo prédio, por exemplo, para ter mais liberdade para o desenvolvimento.

  • Benchmarking: antes de iniciar qualquer mudança, veja como está o mercado e busque empresas do mesmo segmento que o seu para usá-las como referência. Procure entender melhor como elas passaram pelo período de crescimento e como se estruturaram. Esses exemplos podem dar a você mais segurança na tomada de decisões e garantir melhores resultados.

  • Otimização de processos: quanto mais os processos estiverem otimizados, melhor a sua empresa conseguirá se adaptar ao aumento das demandas. Portanto, pense sempre em soluções que visem a melhoria nas atividades, deixando-as flexíveis e ágeis.

5 - Desenvolva um guia de cultura organizacional

Toda mudança tem seu impacto e, normalmente, os seus colaboradores são os que mais sentem esses efeitos, não é mesmo? Para que isso não afete o crescimento do seu negócio, é preciso desenvolver um código de cultura que mostre os valores da sua empresa e as percepções dos funcionários, garantindo, assim, que todos acompanhem as transformações. Você também pode criar um espaço destinado aos trabalhadores para que eles compartilhem suas opiniões, facilitando o processo de melhoria constante e deixando todos na mesma sinergia.

6 - Faça uma gestão responsável

Uma empresa que possui uma gestão financeira e contábil responsável garante tranquilidade nas suas ações, sem se preocupar com os órgãos regulamentadores ou com o Fisco. Além disso, mantém o negócio apto a receber qualquer tipo de investimento e pronto para aproveitar as oportunidades do mercado para crescer.

Por: Conta Azul

Link original: https://blog.contaazul.com/como-organizar-a-sua-empresa-para-um-crescimento-estruturado


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Social Icon
  • Facebook Social Icon
  • Instagram

© 2016 T&M Consulting.